quarta-feira, 11 de março de 2009

O quê é a tecnologia 3G?


Bom, caros amigos. Percebo eu que muita gente gosta de fingir entender determinado assunto por vergonha de assumir uma certa leiguice. O fato é que essas pessoas não querem se sentir deixadas para trás e não peguntam por julgar que já deveriam ter esse conhecimento. É claro que isto não se aplica a todo mundo, mas uma quantidade significativa de pessoas agem assim. Para tais “desatualizados” eis que venho esclarecer o que venha a ser a tecnologia 3G.
3G é a tecnologia usada pela terceira geração de celulares (smartphone, modem e cartão de dados também). Lembra o famoso “Tijolão”? Quem nunca teve um desse...Pois é, aquele fazia parte da primeira, a analógica (e sabia que até pouco tempo na época da escola tinha um professor meu que andava com um bichão daqueles pendurado no sinto e até eu mesmo cheguei a ganhar um da minha mãe e eu adorava, e fazia sucesso né?! rs), depois veio a segunda, a digital (CDMA, TDMA, GSM).



O sistema adotado pela 3G (HSDPA - High-Speed Downlink Packet Access) tem uma velocidade de transmissão de 10Mb/s em média (Nota: Mb é mega bit e MB é mega byte, que é oito vezes maior que o primeiro), mas há quem diga que pode chegar até a 14,4 Mbps (bps = b/s), resumindo, uma velocidade muito maior, proporcionando, por exemplo, que uma música baixada em uns 18 min nos aparelhos de segunda leve apenas 1 min. Mais de 260 operadoras já adotaram esta tecnologia por esse mundão aí.
Esse negócio de 3G permite que se tenha internet banda larga, TV, jogos tridimensionais e ainda fazer a vídeo chamada, que permite que você ligue para quem deseje, possibilitando a conversa diretamente com ela, ou seja, você a vê e vice e versa, isso nada mais é do que transmissão de som e vídeo em tempo real....tudo isso em seu aparelho celular. Ah! Tem outra coisa ainda. Na Ásia já utilizam demais o serviço de localização, que permite encontrar shopping, restaurantes, etc… legal, né?! O negócio é tão bom que, só no Japão, foram vendidos 3,5 milhões de celulares com TV em um ano!


Nenhum comentário:

Postar um comentário