quinta-feira, 19 de março de 2009

O quê seria a tecnologia GSM e CDMA?



Você provavelmente já ouviu falar em duas siglas muito conhecidas no mundo da telefonia celular, chamadas de GSM e CDMA. Mas talvez não tenha idéia da exata diferença entre essas duas tecnologias, e com certeza deve-se perguntar assim como eu....O quê seria a tecnologia GSM e CDMA?
Bom vamos lá, a tecnologia GSM (Global System for Mobile) ou (sistema móvel global) é a mais usada no mundo e não pode ser clonada, pois todos os dados do nosso celular são armazenados no SIM card (conhecido popularmente como “chip”). Dessa maneira, quando queremos trocar de telefone, a nossa agenda, mensagens, perfil, e todos os nossos dados passam pro novo telefone, pois estavam armazenados no chip. Bom exemplificando, podemos dizer que o chip seria o HD do celular, mas com a mobilidade de um CD, e o tamanho de uma moeda. Podemos trocar de operadora, e de número, simplesmente trocando de chip, sendo uma coisa bem prática nos dias de hoje né. Além disso podemos acessar a Internet, usar o telefone como modem de Internet banda larga pro computador em casa, transferir grandes arquivos, fazer videoconferências pelo celular, tirar fotos, entre outras infinitas coisas. Como há muita concorrência no mercado hoje em dia com todas essas novidades e tecnologias que vem surgindo, os celulares GSM são mais baratos. Por exemplo, a cada 5 celulares lançados, 4 são GSM. Isso significa que podemos continuar usando o seu celular normalmente, em qualquer lugar do mundo, sem precisar fazer nada, e dentro do país, pois a tarifa é sempre local.
Já a tecnologia CDMA (Code Division Multiple Access) ou (Acesso múltiplo por divisão de código), possui a melhor cobertura, permitindo maior mobilidade do nosso celular e com dupla cobertura, digital e analógica, no mesmo aparelho, sendo possível nós atender pelo sistema analógico em locais onde o sinal digital ainda não estiver. Além disso ela proporciona com mais rapidez downloads de vídeos, musicas e fotos que sao mais pesados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário